quarta-feira, 26 de outubro de 2011

DESCASO AMBIENTAL - RIO PASSO FUNDO AGONIZA NO LIXO


Burocracia estaria impedindo a limpeza do curso d’água e a remoção de 20 toneladas de resíduos - LEANDRO BECKER, ZERO HORA 26/10/2011

Em vez de água, lixo. Muito lixo. Isopor, garrafas plásticas, bolas e até uma prancha de surfe se espalham por cerca de cem metros do Rio Passo Fundo. Enquanto a burocracia atrasa a remoção de mais de 20 toneladas de lixo, peixes agonizam pela sobrevivência em Passo Fundo, no norte do Estado.

Oápice da sujeira fica a cerca de dois quilômetros de uma ponte na rodovia Passo Fundo-Carazinho (BR-285). Em meio a materiais de construção, latas e até sofás, a água mal aparece. Nos arredores, o lixo se espalha a cada cheia, e as fortes chuvas, especialmente a partir de julho, agravaram a situação no local.

Um dos descobridores do descaso por meio de imagens via satélite, o observador meteorológico da Embrapa Trigo Ivegndonei Sampaio lamenta a poluição do rio.

– Vendo a cena, a gente imagina tudo, menos que tenha um rio.

Em maio, oito toneladas de resíduos foram retiradas das águas. O município obteve autorização emergencial do Departamento Estadual de Florestas Protegidas (Defap) para remover mata nativa e fazer a limpeza

Desta vez, a situação é diferente. Apesar de já ter sido demarcada a área de mata ciliar a ser removida, a engenheira agrônoma responsável pela Agência do Defap em Passo Fundo, Maria Helena Bassan Benedetti, diz que o impasse não se resume à vegetação. Segundo ela, é preciso um estudo de impacto ambiental e autorização da Fepam, que ainda não teria recebido nada sobre o assunto.

A prefeitura fará, nesta semana, um pedido para remover a mata em uma área de 42 metros de comprimento por cinco metros de largura. Se isso for negado, o município vai buscar ajuda no Ministério Público.

2 comentários:

  1. É estranho a notícia da maneira como foi divulgada. Foi unilateral... O problema não se resume a retirar a vegetação ... Pergunta-se: Como anda a gestão municipal? E a educação ambiental? O respeito da população e do poder público municipal pelo Rio que dá nome à cidade? O recolhimento do lixo urbano? Qual é a cor e a quantidade de poluentes que Passo Fundo destina ao Rio, sem o menor cuidado? A SEMA, através do DEFAP, já havia seis meses antes, liberada a intervenção na app do Rio, a fim de possibilitar a retirada de várias toneladas de lixo existente numa parte do leito, com a assinatura de compromissos, os quais não foram cumpridos pela prefeitura Municipal. Pior, queimaram resíduos que restaram na margem do curso d1água já citado, entre outras fragilidades. Passados 6 meses, sem tem cumprido nenhuma das exigências legais, voltou o problema. Não houve nenhum planejamento, apenas queriam suprimir o pouco que resta paralelamente à margem, iniciando no mesmo local anteriormente licenciado. Essa área, com solo arenoso e vegetação em estágio avançado, com lixo espalhado, e que não foi recolhido não oferecia condição para suportar o peso de uma retroescavadeira hidráulica. Vistoria conjunta com o Comitê de Bacias, DEFAP, SMAM, BABM e MP, identificaram o local adequado para a intervenção e retirada dos resíduos depositados no leito do Rio Passo Fundo. O DEFAP possui técnicos com conhecimento técnico e legal, além de precaução, suficientes para a tomada de decisão. Isso foi comprovado pela vistoria conjunta citada.

    ResponderExcluir
  2. O descaso deveria ser cobrado do Poder Público Municipal, considerando que ainda há vários focos de lixo seco ... E o pior não é isso! O Rio Passo Fundo, após a zona urbana de Passo Fundo, segue com a cor preta e vários poluentes que adquire nessa passagem ( esgoto cloacal, industrial ...). E ao longo do seu curso abastece vários municípios ...

    Há loteamentos de grande porte sendo instalados no município. Um deles: o Bairro Cidade Nova, não foi licenciado pela FEPAM, órgão que tem se omitido desde dezembro de 2011!

    Outro loteamento, do mesmo grupo está se instalando no outro lado da BR 285, atingindo área de preservação permanente do Rio Passo Fundo, a montante da área que teve intervenção para a retirada do lixo do leito, sem respeitar o Projeto de Recuperação da Bacia do Rio Passo Fundo, com a coordenação do MP, DEFAP e Comitê de Bacia do Rio Passo Fundo ... O DEFAP e a comunidade buscam fazer a sua parte, mas ... É estranho que a FEPAM ignore os Órgãos Ambientais da Administração Direta do Estado e que atuam na região há bastante tempo. Ignora a comunidade ...

    ResponderExcluir