quarta-feira, 25 de maio de 2011

DESMATANDO COM CORRENTE GIGANTE


Corrente gigante presa a trator é usada para desmatar árvores em Mato Grosso - O GLOBO, 24/05/2011; Jornal Hoje

SÃO PAULO - Imagens cedidas pelo Instituto Brasileiro do meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) mostram madeireiros usando uma gigantesca corrente de aço para derrubar centenas de árvores em Mato Grosso. O "correntão", como é conhecida a ferramenta, destrói árvores enormes - entre elas jatobás, cambarás e itaúbas - e aumenta o desmatamento no Centro-Oeste do país.

A corrente é puxada por um trator e derruba tudo o que encontra. No vídeo, árvores de até uma tonelada desabam em menos de um segundo.

A ferramenta usada pelos madeireiros foi encontrada em um caminhão e apreendida por fiscais do Ibama. O "correntão" atinge a parte mais baixa da árvore e desliza até chegar à copa.

- Ele (correntão) não dá chance para a fauna local, e nenhum outro tipo de vida silvestre está sendo poupada - diz Evandro Carlos Selva, chefe de fiscalização do Ibama no município de Sinop.

A floresta que aparece derrubada nas imagens é a de transição, entre o Cerrado e a Amazônia. Nos últimos 50 dias, o Ibama detectou 30 novas áreas de desmatamento no norte de Mato Grosso.

De acordo com o Ibama, o campeão do desmatamento é o fazendeiro Ademílson Badalotti, que mora no Paraná. Das 10 maiores áreas derrubadas em Mato Grosso, seis são do mesmo proprietário, que é acusado de desmatar 6 mil hectares sem licença do governo estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário