quarta-feira, 25 de maio de 2011

EXTRATIVISTAS SÃO EXECUTADOS NO PARÁ


Polícia Civil investiga morte de extrativistas no Pará. Casal havia feito denúncias de desmatamento ilegal e informado nomes de madeireiros que invadiam terras para retirar madeira. O caso esquentou o debate sobre o Código Florestal. REDAÇÃO ÉPOCA, COM AGÊNCIA BRASIL - REVISTA ÉPOCA, 25/05/2011

A Secretaria de Segurança Pública do Pará enviou uma equipe de peritos e de policiais civis ao assentamento onde foram assassinados o extrativista José Cláudio Ribeiro da Silva e sua mulher, Maria do Espírito Santo da Silva, na manhã de terça-feira. A intenção declarada é apurar a fundo o crime que, como mostrou o blog Político, esquentou os ânimos do debate acerca do novo Código Florestal. Diante da repercussão do caso, o Planalto determinou que a Polícia Federal acompanhe a investigação.

Os líderes seringueiros foram mortos a tiros na manhã de terça, na área do Projeto de Assentamento Agroextrativista Praialta-Piranheira, na comunidade de Maçaranduba 2, a 45 quilômetros do município de Nova Ipixuna, no sudeste do Pará. A delegacia local recebeu a denúncia por telefone.

O Ministério Público Federal (MPF) informou que o casal já havia feito denúncias de desmatamento ilegal e informado nomes de madeireiros de Jacundá e de Nova Ipixuna que faziam pressão sobre os assentados e que invadiam terras para retirar madeira ilegalmente. José Cláudio e Maria afirmaram em mais de uma oportunidade que essas denúncias haviam provocado ameaças contra eles.

Informações iniciais da Comissão Pastoral da Terra (CPT) indicam que os extrativistas saíram de casa em uma moto na manhã de terça e, cerca de 10 quilômetros depois, diminuíram a velocidade para atravessar uma ponte em péssimo estado de conservação. Nesse momento, segundo a CPT, eles foram atacados por dois pistoleiros que estavam de tocaia na cabeceira da ponte.

A pastoral informou que um detalhe confere contornos típicos de pistolagem ao crime: José Cláudio Ribeiro da Silva teve a orelha cortada pelos assassinos. Ele tinha 52 anos e a mulher, 51 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário